quarta-feira, 21 de julho de 2010

FELIZ DIA DO AMIGO

Ser amigo, não é amornar situações. Não é permitir cobertura dos erros cometidos. Não é calar, para assim evitar discutir e ferir o outro. Não é fechar os olhos, quando o necessário é abrir os do outro. Ser amigo é tão difícil e é o mais simples. É dizer o que ninguém tem coragem de dizer. É dizer não, quando o caminho está errado e você só que ajudar. É, sem rodeios, dizer que aquela não é a melhor solução e ter pulso firme, com respeito, de mostrar que há outras soluções, que o certo é avaliar todas as possibilidades e no fim, aceitar com humildade, ainda que contrárias ás que inicialmente defendemos. Amizade é aceitar, aceitar tudo. Aceitar a diferença, aceitar a liberdade de escolha e opinião. É ter alguém com quem de fato se possa discutir sem ficar mágoas. Um amigo não é um cego, mas pode e deve ser uma bengala.
Não há amizade, quando, no dia em que se precisar realizar qualquer coisa menos honesta, aquele outro, me ajudou. Não. Aí há falsidade e hipocrisia. Um amigo, não alimenta ou promove o erro, amigo é aquele, que vendo o erro que estamos a cometer, não se alia a nós, mas nos impede de cometer.
Mas, se ainda assim, optarmos por errar com consciência do nosso erro, amigo é aquele, que a seguir, ali volta. É aquele, que nos estende a mão e nos volta a colocar no caminho. Nunca, apontando o dedo para o erro cometido mas, como se nada tivesse acontecido, nos mostra e lembra, que os erros fazem parte do nosso crescimento e não devem ser repetidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário