segunda-feira, 12 de julho de 2010

Meu amigo de fé... --'

A amizade está em decadência e a solidão está na moda. Qualquer um pode notar isso atualmente. Tornam-se mais indiferentes aos sentimentos alheios tudo porque vivemos numa época em que tudo é substituível. Hoje, antes mesmo que uma amizade se fortifique, ela está condenada a se evaporar frustrando assim os pretensiosos “amigos”. O amor também facilmente se evapora. Aliás, a própria vida evapora, rapidamente, sem que possamos aproveitá-la intensamente. Isso ocorre pelo sobrecarga de afazeres durante o dia (seja obrigação ou escape). Nos dias de hoje já não importa ter amizades autênticas, mas relacionamentos úteis, gente prática. Escolhemos nosso circulo de amizade avaliando os integrantes em função de interesses mesquinhos. Importa menos um encontro amigável, para conversar por conversar do que sair para agitação. Mas isso depende dos interesses. Exemplificando para ficar mais fácil de entender:
Amigo 01 (Amigo do carinha que você gosta) – O Amigo 01 não é seu amigo, você não quer saber como foi o dia dele, se sua saúde esta bem, se ele está feliz, afinal, o único interesse é o carinha que você gosta.
Amigo 02 (Amigo da escola) – O Amigo 02 também não é seu amigo, você só precisa tratá-lo bem para que ele faça sua lição, seus trabalhos.
E assim por diante.
A palavra amizade foi banalizada assim como o amor, banalizando a palavra logo o sentimento também sofre as conseqüências. Não estou generalizando, acredito sim que algumas pessoas são relaemtne amigas, assim como algumas pessoas quando dizem que amam realmente sentem isso. Mas com tanta banalidade, em quem confiar?
Com isso cresce o número de gente que se sente intoxicada de gente, daí cada um inventa uma fuga: um relacionamento de faz-de-conta, contatos apenas virtuais, arrumar um bichinho de estimação, viver em algum lugar solitário. Hoje é fácil descartar essas amizades por interesses, pois novos interesses irão surgir e com isso novas amizades. A falta de disponibilidade para a amizade verdadeira é tamanha que se torna visível à resistência para continuar uma conversa que mal teve um início. E só há como distinguir a verdadeira amizade quando não houver mais interesse, quando só um sorriso muda tudo, uma palavra, um abraço... quando Você quer estar com a pessoa somente por estar, sem querer nada em troca.

2 comentários: